top of page

CCBB: mostra 'Playmode'


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) apresenta a exposição “Playmode” até o dia 12/10. Com a proposta de unir diversão e reflexão, a mostra é composta por 44 peças de artistas de todo o mundo, sendo sete brasileiros, e é dividida em três eixos: “Modos de desconstruir, de modificar e de especular”, “Modos de participar e de mudar” e “Modos de transformar, de sonhar e de trabalhar”.

No primeiro eixo, encontram-se obras que brincam com atividades conhecidas e suas regras. Há vídeos que subvertem games famosos, como “Super Mario Sleeping”, do grego Miltos Manetas, em que o normalmente frenético encanador da Nintendo passa o tempo inteiro dormindo. “Elegy: GTA USA Gun Homicides” (do americanos Joseph DeLappee) e “San Andreas Deer Cam” (do também americano Brent Watanabe) surpreendem ao usar cenários da série de games “Grand Thef Auto” para expor a violência.

Este eixo também inclui obras de artistas brasileiros que transformam os tabuleiros de jogos físicos. Em “Mesa de jogos”, Marcius Galan e Laura Lima colocam sobre o mesmo plano elementos de xadrez, sinuca e outros, desafiando os jogadores a criarem suas próprias regras e objetivos.

A instalação “Xadrez auto-criativo (XAC)”, de Ricardo Barreto e Raquel Fukuda, propõe uma alteração sutil no jogo milenar, mantendo suas regras: em vez da distribuição tradicional de peças, os visitantes encontram tabuleiros com um batalhão de bispos, com dois reis ou ainda só com peões.

O eixo 2 compreende obras cujo objetivo é convocar a atenção mais profunda dos visitantes: além da participação ativa nos jogos, mobiliza-se a consciência das decisões tomadas ao longo da partida. Consequentemente, as peças digitais desse eixo acabam por estimular a mudança de perspectivas em relação à realidade e às maneiras de lidar com ela. Entre os destaques está a obra “Everything” (2017), de David OReilly. Trata-se de um game de simulação em que um jogador pode explorar diferentes criaturas e objetos, adquirindo paisagens e planetas, enquanto tem acesso a citações narradas pelo filósofo Alan Watts, conhecido por popularizar reflexões filosóficas de pensadores clássicos e modernos.

O terceiro e último eixo da mostra ressalta o poder dos jogos em construir sonhos. Um dos destaques é a dupla de vídeos “For a better world” e “To the playground”, da artista portuguesa Priscila Fernandes. No primeiro, ela registra crianças simulando atividades de adultos, como uma ida ao supermercado. No segundo, são os adultos que brincam em uma pracinha — a princípio, desajeitados, mas logo encarando um gira-gira com desenvoltura.


O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro., e funciona segunda-feira e de quarta a sábado das 9h às 21h; domingo, das 9h às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou pelo site Eventim.

Comentarios


Colégio Pedro II - Campus Centro

Biblioteca Maria de Fátima Prôa Melo

Av. Marechal Floriano, 80 - Centro, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: 2163-7755

Email: bibcentro@cp2.g12.br

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta, das 7h às 20h.

Sábados letivos, de 7h às 13h

bottom of page