O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), promove a 'Mostra Cultural Consciência Negra', que acontece entre os dias 5/11 e 8/12.
O evento celebra a diversidade, a potência e a riqueza da cultura negra, e contará com teatro, programa de auditório, palestras, oficinas e cinema. As atividades, ministradas por artistas e intelectuais negros, visam não apenas suscitar o diálogo sobre questões raciais, identidade e resistência, mas também convidar o público a refletir sobre a história e a cultura afro-brasileira.
Para abrir a programação da mostra, no dia 5 de novembro, na antessala do cinema do CCJF, ficarão expostas duas esculturas, com projeções de imagens captadas por câmera de inteligência artificial. A exposição Por trás das Câmeras é um prenúncio para 22 de novembro, dia que será realizado um cine debate com os curtas “Toda câmera de reconhecimento facial tem um pouco de navio negreiro” e "Sorria, você está sendo vigiado". O evento provoca uma reflexão sobre o uso crescente de tecnologias de vigilância no Brasil, especialmente o reconhecimento facial, que tem mostrado resultados alarmantes em relação à população negra. Já no dia 8 de novembro, o CCJF exibe o filme Caminhos de Esperança, de Soraia Arnoni, em comemoração ao mês da carta escrita, em 1770, por Esperança Garcia, mulher escravizada no interior do Piauí que lutou contra a violência e pelo direito de professar a sua fé.
Você pode encontrar a programação completa no site.
O CCJF fica na Avenida Rio Branco, 241 - Centro (também há possibilidade de entrada pela Rua México, 57).
Kommentare