O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica recebe, até sábado que vem (20/08), a I Bienal Carioca de Arte Indígena. O evento é gratuito e acontece sempre das 10 às 18h.
Além da exposição em vários formatos, a Bienal tem outras atividades como oficinas de artesanato e rodas de conversa com protagonismo de artistas e intelectuais dos povos originários brasileiros. O encerramento, sábado às 16h, será com o grupo Cantos da Aldeia Maracanã, que ocupa o território onde funcionou o antigo Museu do Índio.
A curadoria fica a cargo de Kaê Guajajara, que também é cantora, arte-educadora e atriz.
O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica fica na Praça Tiradentes, na Rua Luís de Camões, 68.
Programação
15/08
-Oficina de artesanato, com Maria e Galvino Guajajara, das 13 às 16h. Confecção de filtro dos sonhos. (agendamento pelo Sympla)
16/08
-Roda de conversa para educadores, com Kaê Guajajara, das 13 às 14h (agendamento pelo Sympla). Ementa: informações sobre arte e educação antirracista para as escolas e espaços de ensino, formando a base para a mudança do pensamento colonial que ataca a edução no país;
-Show Kaê Guajajara e Kandu Puri, com intérprete, das 15h30 às 17h.
17/08
-Visita guiada com monitor, a partir das 11h.
18/08
-Roda de Conversa sobre Arte indígena, com Tapixi Puri, mediação de Lucas Munduruku e intérprete, das 14 às 16h. Ementa: A roda de conversa convida artistas Indígenas para falarem sobre suas artes e vivências e sobre a importância da arte como ferramenta de um diálogo, educacional e antirracista, em busca de melhorias para os povos nativos. Os caminhos, os acessos e as faltas de acessos que rodeiam os indígenas em meio a esse cenário da arte, a grandeza e diversidade das culturas originárias e a afirmação do dever de ocupar, continuamente, todos os espaços.
19/08
-Visita guiada com monitor, a partir das 10h;
-Visita guiada com libras, às 16h (agendamento pelo Sympla).
20/08
-Visita guiada com monitor, a partir das 10h;
-Visita guiada com libras, 15 às 16h (agendamento pelo Sympla);
-Encerramento: Cantos da Aldeia Maracanã, às 16h.
コメント