Até 13/08 a plataforma Sesc Digital, do Sesc-SP, realiza a mostra 'Luta Yanomami: Cinema como Aliado'. A programação conta com sete filmes produzidos na última década, entre curtas, médias e longas-metragens, e está disponível gratuitamente.
Além dos filmes, a mostra traz um ciclo de encontros com especialistas e ativistas indígenas, nos dias 3, 5, 10 e 12/08, terças e quintas, das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 27 de julho, às 14h, pelo site do Sesc.
Os yanomami são um dos maiores e mais conhecidos povos indígenas do Brasil, com mais de 28 mil pessoas. Suas comunidades situam-se em áreas de floresta e montanha no norte do país, nos estados de Roraima e Amazonas, fronteira com a Venezuela. Hoje vivem um momento dramático, ameaçados pela presença ilegal de mais de 20 mil garimpeiros, pelo desmonte de políticas públicas voltadas aos povos originários e pela grave situação sanitária decorrente da pandemia de Covid-19.
Fugindo de estereótipos, os filmes apresentados na mostra registram a vida dos yanomami com olhares voltados à beleza e à diversidade que marca a existência do grupo. Como um mosaico, os filmes trazem ao público temas como mitologia, festa, xamanismo, caçada, vida das mulheres, cotidiano comunitário e abordam problemáticas ligadas à invasão garimpeira, à luta política e à aliança com os não indígenas.
Acesse a mostra através do Sesc Digital
Comments