Muhcab: 30 anos da literatura negro-afetiva de Sonia Rosa
- bibcentro
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Ao longo de três décadas e com mais de 60 títulos publicados, a escritora carioca Sonia Rosa se dedica à criação de narrativas que colocam protagonistas negros no centro de histórias marcadas por afeto, respeito e fortalecimento da autoestima. Sua escrita acolhedora, amorosa e comprometida com a valorização da identidade negra desde a infância vem se consolidando por meio do conceito de “literatura negro-afetiva”, criado pela própria autora.
Para celebrar e homenagear a força da palavra, da oralidade e da representatividade na formação de leitores e leitoras, será realizado o Sarau Palavras Abraçantes – 30 anos da literatura negro-afetiva de Sonia Rosa. O evento acontece no dia 6 de setembro de 2025, a partir das 16h, no Museu da História e da Cultura Afrobrasileira (MUHCAB) — espaço que desde 2024 abriga uma sala de leitura dedicada à autora.
O público poderá acompanhar performances de escritores convidados que darão vida a trechos de obras de Sonia Rosa, além de participar de atividades como sessão de autógrafos, roda de conversa, venda de livros e uma confraternização com professores e demais presentes.
SERVIÇO
Sarau Palavras Abraçantes: 30 anos da literatura negro-afetiva de Sonia Rosa
● Local: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ)
● Data: 06 de setembro de 2025
● Horário: A partir das 16h
● Atividades: Sarau literário com Contadores de Histórias Convidados, sessão de autógrafos e venda de livros
● Entrada gratuita
● Classificação indicativa: Livre
Comentários