O catálogo da nossa Biblioteca está em atualização constante, mas sabemos que no meio de quase 10 mil livros é difícil para a comunidade escolar ter acesso às novidades do nosso acervo. Pensando nisso, nossa equipe resolveu destacar mensalmente 10 novos títulos no nosso blog, com capa, sinopse e eventuais curiosidades sobre a obra ou o autor. Todos já estão disponíveis para empréstimo e expostos no nosso salão.
Começando neste mês de agosto/2024, os nossos escolhidos são:
Velhos demais para morrer (Vinicius Neves Mariano)
Quando os idosos se tornam a maioria da população, o mundo entra em colapso econômico e uma crise social se instaura. Enquanto jovens recorrem a tratamentos anti-idade cada vez mais avançados, velhos são jogados à margem da sociedade. É nesse lugar que três personagens de diferentes idades se perguntam sobre qual o sentido de envelhecer em um mundo que despreza a velhice. Velhos demais para morrer, de Vinícius Neves Mariano, foi o vencedor na categoria romance do Prêmio Malê de Literatura. Vinícius constrói uma distopia, em que a imposição antienvelhecimento da sociedade atual é projetada em outra sociedade ficcional, onde a luta desesperada contra os efeitos da passagem do tempo, se configura em um romance original, instigante e envolvente.
Abusado (Caco Barcellos)
Para se entender toda essa violência urbana instalada no Rio de Janeiro, é necessário compreender como pensam e como agem os criminosos que impõem o terror na cidade. Abusado , livro-reportagem de Caco Barcellos, é uma verdadeira lição sobre a lógica, os meandros e o modus operandi das grandes corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado. Através da história de Juliano VP (codinome de um conhecido traficante carioca) ― sua infância, adolescência, entrada e ascensão no tráfico de drogas na favela Santa Marta (em Botafogo, bairro de classe média) ―, temos um retrato histórico da ocupação do morro pelo Comando Vermelho, principal facção criminosa no Estado, e da implantação de sua cruel disciplina.
Vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro de não-ficção em 2004.
A pupila é preta (Cuti)
Organizado em contos mais extensos, curtos e curtíssimos, “A pupila é preta” é um livro vibrante que expõe as fricções das relações raciais no Brasil, se atendo, principalmente, aos afetos que o racismo inaugura, aprisiona ou encerra. Com emotividade, ironia e humor, Cuti parece ter um alvo definido, os “pontos existenciais de interrogação no fundo negro das pupilas de cada um”, e, justamente por iluminar o que nos une e separa, que a fruição desta obra se torna um momento imprescindível para os leitores.
A História da Ciência para quem tem pressa (Nicola Chalton e Meredith MacArdle)
Desde os tempos antigos, homens e mulheres do mais brilhante intelecto vêm tentando entender o universo observando corpos celestes situados muito além de nossa capacidade de observação ou contato ― desde os menores átomos às mais distantes estrelas. 'A História Da Ciência para Quem Tem Pressa' é um guia essencial para o leitor que queira conhecer os resultados de 2.500 anos de atividades e esforços na área da ciência. É uma obra que trata simplificadamente, em ordem cronológica, das principais descobertas dos mais fecundos pensadores atuantes em cada um dos ramos da ciência, entre eles Aristóteles, Galileu, Fibonacci, Darwin, da Vinci, Curie, Edison e Hawking. O livro dá destaque também às vidas e os trabalhos dos cientistas mais influentes. Nele, o leitor saberá, entre muitas outras coisas interessantes, que Ptolomeu teve que corrigir certo aspecto de suas convicções para que se harmonizasse com suas teorias; que Freud usava cocaína em suas sessões de atendimento psicoterápico para “expandir” a própria mente; e que Tim Berners-Lee, o inventor da Rede Mundial de Computadores, foi proibido de usar computadores de sua universidade depois que descobriram que ele estava violando o sistema. Também com o objetivo de demonstrar que a curiosidade humana não tem limites, esta obra apresenta a vida e os feitos dos visionários que ousaram contestar “verdades” consagradas e cujas teorias mudaram nossa forma de ver o mundo.
A Noite da espera (Milton Hatoum)
Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste e sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos.
Às descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo.
Neste que é sem dúvida um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país cindido por um golpe.
Racismo em Mente (org. Michael P. Levine e Tamas Pataki)
O racismo, além de representar o desprezo étnico e cultural, a intolerância e o ódio classista, é um fenômeno complexo, é crime. As sociedades atuais se encontram fragmentadas por diferenças não somente raciais, mas também étnicas, tribais, nacionais, classistas, sexistas e religiosas. Em alguns casos, essas diferenças se manifestam na forma de exclusão e opressão, em outros, atingem o mais alto grau de barbárie. Tendo observado que o racismo é tratado de maneira pouco esclarecedora em livros e pelos noticiários em geral, Michael P. Levine e Tomas Pataki tiveram a ideia de clarear um pouco mais essa questão relacionada aos sangrentos e aparentemente insolúveis conflitos na África, na Europa e no Oriente Médio. Assim, surgiu Racismo em Mente, uma coletânea de textos que busca lançar uma luz sobre esse assunto tão presente em nossa sociedade e, ao mesmo tempo, tão obscuro. Os capítulos estão divididos em seções que abordam três questões: O que é racismo?, Quais são as formas de racismo? e Quais são as implicações morais e políticas do racismo? Um livro atual e imprescindível a todos que buscam entender o racismo e suas consequências.
A Vestida (Eliana Alves Cruz)
Crítica social, referências a ancestralidade africana, pesquisa história, ironia, insurgência poética e um cuidado com o enriquecimento humano dos seus personagens marcam a prosa dessa escritora carioca. Os seus personagens não estão soltos nos vãos da história, nos espaços invisíveis aos quais as vivências negras quase sempre foram relegadas. Muito ao contrário, eles estão intimamente comprometidos com a vida e o tempo, iniciados em terreno ficcional bem elaborado.
Não é diferente com 'A vestida', primeiro livro de contos de Eliana Alves Cruz. Seja na cidade de Justiçópolis, do conto Cidade espelho, seja no desconforto de Flávio, personagem de Oito e oitenta, com o seu filho. Tudo neste livro leva à reflexão. Seja nas precipitações de Marilene, no conto Noite sem lua, ou nas de Doralice, no conto Peito de ferro.
Eliana Alves Cruz tinge um rico painel do Brasil de ontem e de hoje, do país que não se move em questões que são centrais para a maioria de sua população. Ao desenhar essa paisagem, Eliana não se desvirtua, em nenhum momento, do que é essencial na sua atuação como escritora de literatura, nos oferecer bons enredos, finamente elaborados, desenvolvidos com inspiração, técnica e talento, que seduzem os leitores em intensa fruição literária.
Turma da Mônica - Fábulas Inesquecíveis (Mauricio de Sousa)
Fábulas são histórias curtinhas, às vezes representadas por animais, que terminam com um ensinamento para a vida. Este livro encantador traz dez fábulas clássicas, representadas pelos divertidos personagens da Turma da Mônica. Temas como amizade, generosidade, honestidade e superação ganham um toque especial com a participação de Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e companhia. O texto acessível e as lindas ilustrações vão despertar o interesse das crianças pela leitura.
🐢 A Tartaruga e a Lebre; 🦊 A Cegonha e a Raposa; 🍇 A Raposa e as Uvas; 🐻 Os Dois Amigos e o Urso; 🐑 O Pastorzinho Mentiroso; 🐔 A Galinha dos Ovos de Ouro; 🦁 O Leão e o Ratinho; 🐭 A Assembleia dos Ratos; 🥛 A Menina do Leite; 🐜 A Cigarra e a Formiga.
O amor dos homens avulsos (Victor Heringer)
No calor de um subúrbio carioca, um garoto cresce em meio a partidas de futebol, conversas sobre terreiros e o passado de seu pai, um médico na década de 1970. Na adolescência, ele recebe em casa um menino apadrinhado de seu pai, que morre tempos depois num episódio de agressão. O garoto cresce e esse passado o assombra diariamente, ditando os rumos de sua vida. Essa história, aparentemente banal, e desenvolvida com maestria ficcional e grandeza quase machadiana por Victor Heringer. Dono de uma prosa fluente e maleável, além de uma visão derrisória da vida, o autor demonstra pleno domínio na construção de cenas e personagens. E emociona o leitor com sua delicada percepção da realidade.
Diário de Pilar: na África, na Amazônia e na Grécia
Trazemos não uma, mas três continuações da série Diário de Pilar!
Na África: Viajando da Nigéria a Angola, Pilar e seus amigos entram em contato com a história da África, seus animais e sua cultura. Os quatro aventureiros contam com a ajuda de um elefante para atravessar florestas, navegam o mar bravio num pequeno veleiro, galopam na perigosa savana montados em uma zebra, descem o rio Congo ao lado da poderosa rainha Jinga e enfrentam os donos dos navios negreiros.
Na Amazônia: Preocupados com as consequências nocivas do desmatamento, Pilar, Breno e o gato Samba se transportam para a floresta amazônica, onde ficam amigos de Maiara e Bira. Juntos, eles ajudam Maiara a reencontrar sua família e enfrentam um perigoso grupo de mateiros que quer destruir a floresta, colocando pessoas, flora e fauna em risco.
Na Grécia: Junto com Pilar e seus amigos, o leitor descobrirá o fascinante mundo da mitologia, repleto de deuses e heróis. Conhecerá detalhes surpreendentes sobre Zeus, Hércules, Orfeu, e chegará ao Olimpo montado em Pégaso, o cavalo alado.
Nessa viagem por mitos e lendas, Pilar descobre alguns dos maiores mistérios da vida e anota tudo em seu diário, que inclui mapa da região, listas com as características dos fantásticos seres que encontra e até a pronúncia de certas palavras gregas.
Comments