top of page

Novos livros de Setembro

Os livros não param de chegar! Você que frequenta a nossa biblioteca já deve ter percebido que a nossa equipe sempre está com uma pilha de livros novos na mesa. Estamos preparando os exemplares, que aos poucos vão ficando disponíveis para empréstimo.

Este mês separamos 15 títulos fresquinhos no nosso acervo:


Minha vida fora de série - 4ª temporada (Paula Pimenta)

Após um traumático término de namoro, Rodrigo e Priscila seguem seus caminhos separadamente. Enquanto ela parte rumo à Nova York para tentar uma nova vida, Rodrigo quer esquecer tudo que passou e viaja para o Canadá, onde encontra os irmãos. Mas algumas lembranças são difíceis de apagar, e deixá-las para trás é muito mais complicado do que ele poderia imaginar. Será que novos amores teriam o poder de curar seu coração? Ou ele precisa confrontar de vez o passado para finalmente se libertar? Descubra nesta nova e emocionante temporada de Minha vida fora de série.







Fazendo meu filme - Lado B (Paula Pimenta)

Fazendo meu filme 1 , narrado pela Fani, conquistou milhões de leitores no mundo, mas será que tudo aconteceu exatamente como ela contou?

Em Fazendo meu filme Lado B vamos descobrir a versão do Leo, saber quais foram as motivações dele e o que o levou a tomar certas atitudes. Personagens que tiveram pouco destaque na visão da Fani, agora aparecem ajudando (ou desorientando!) nosso protagonista. Além disso, alguns acontecimentos de Minha vida fora de série 2 , que se passa na mesma época, também ganham outra perspectiva.

Venha matar a saudade desse inesquecível romance e saber de fatos que você nunca imaginou… Acima de tudo, venha conhecer melhor e se apaixonar ainda mais por esse garoto simpático, popular e que tem as covinhas mais fofas do mundo!





Pequeno manual antirracista (Djamila Ribeiro)

Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo.

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

* Prêmio Jabuti 2020 na categoria Ciências humanas.


Breves respostas para grandes questões (Stephen Hawking)

Em textos inéditos, o físico e autor do best-seller Uma breve história do tempo nos presenteia com seus pensamentos finais sobre as maiores perguntas da humanidade.

Desde Einstein, o mundo não via um cientista tão reverenciado quanto Stephen Hawking. Com seu trabalho revolucionário em Física e Cosmologia, ele encantou milhões de leitores com a origem do universo e a natureza dos buracos negros, além de inspirar todos pela coragem e determinação que mostrou em sua luta contra a doença do neurônio motor. Agora, nesta reunião póstuma de seus trabalhos, podemos conhecer seus pensamentos a respeito das grandes questões que povoam nossas mentes desde os primórdios e daquelas mais prementes na atualidade.

Somos conduzidos assim a suas reflexões sobre a origem do universo, a existência de Deus e a natureza do tempo, assuntos sempre submetidos a seu intelecto afiado de cientista. Aliado à curiosidade que o impulsionou por toda a vida, ele projeta seu olhar também para o futuro, buscando soluções para problemas que ameaçam hoje o mundo como o conhecemos, tais como o aquecimento global, a fome e a urgência de um desenvolvimento sustentável.

Com prefácio de Eddie Redmayne — que ganhou o Oscar por interpretar Hawking no cinema —, introdução do Nobel de física Kip Thorne e posfácio comovente de Lucy Hawking, sua filha, Breves respostas para grandes questões não é apenas a última mensagem de um grande gênio: é seu presente final para a humanidade.

Com um tom pessoal e acessível, o livro é a porta de entrada perfeita para quem quer ter contato com suas teorias.


Mitologia, loucura e riso ( Markus Gabriel e Slavoj Žižek)

A partir de Kant, a filosofia se vê diante da seguinte questão: como falar do mundo sem recair numa metafísica dogmática ou pré-crítica? Essa é a tarefa realizada pelo idealismo pós-kantiano, analisada na presente obra em três densos ensaios pelos filósofos contemporâneos Markus Gabriel e Slavoj Žižek.

Cada um a seu modo, Hegel, Fichte e Schelling elaboram uma ontologia centrada na finitude e na reflexão, na qual a subjetividade ocupa um lugar central. Aqui, a incompletude não reside nos limites do conhecimento, mas no próprio tecido do real. Mitologia, loucura e riso são três marcas dessa finitude.

A mitologia não representa algo que escapa à razão ou ao pensamento conceitual, mas é sua condição de possibilidade; a loucura não é um acidente ou doença do espírito humano, mas algo inscrito em sua constituição ontológica. Esta lacuna constitutiva explica o caráter peculiar do riso de Fichte: em vez do "homem comum" que ri das extravagâncias e abstrações do pensamento filosófico, aqui é o próprio filósofo que ri dos pressupostos que fundam o realismo de senso comum.

Se a filosofia kantiana deu à epistemologia um lugar central, o pensamento de Hegel, Schelling e Fichte faz a passagem para uma nova ontologia. O retorno ao idealismo pós-kantiano realizado por Gabriel e Žižek baseia-se na aposta de que as questões suscitadas continuam ativas no pensamento contemporâneo.


Um copo de cólera (Raduan Nassar)

Um Copo de Cólera é uma novela escrita por Raduan Nassar em 1970, mas publicada apenas em 1978. O personagem principal de Um copo de cólera narra o que acontece numa manhã qualquer, depois de uma noite de amor, quando a aparente harmonia entre ele e sua parceira se rompe de repente. A novela foi muito elogiada pela crítica sendo considerada um clássico contemporâneo e venceu o prêmio de ficção da APCA.











Ifá, o Adivinho (Reginaldo Prandi)

Em tempos antigos, na África negra, um adivinho chamado Ifá jogava seus búzios mágicos e desvendava o destino das pessoas que o consultavam. Ele as ajudava a resolver todo tipo de problema, mas o que mais gostava de fazer era auxiliá-las a se defender da Morte. Um dia, a Morte, irritada com a intromissão de Ifá em seus negócios, decidiu acabar com ele. Ifá foi salvo da Morte pela intervenção de uma corajosa donzela chamada Euá, e pôde continuar seu trabalho de ler a sorte, predizer o futuro e proteger as pessoas da Morte. Ifá acreditava que tudo na vida tinha solução. Sempre que lhe traziam um problema, ele se lembrava de alguma história antiga que ensinava como essa dificuldade fora resolvida - histórias vividas por personagens míticos como Xangô, o Trovão, Iansã, a Destemida, Iemanjá, o Mar, e Ogum, o Ferreiro, que não queria ser rei e que foi seduzido, mais de uma vez, por Oxum, a Bela. Escrito para crianças e adolescentes, Ifá, o Adivinho, propicia uma leitura extremamente prazerosa, ao mesmo tempo que descortina um rico conjunto de personagens, costumes e modos de agir do universo cultural africano que se tornou parte constitutiva da diversidade cultural brasileira.


O Homem invisível (H. G. Wells)

Publicado pela primeira vez em 1987, O homem invisível figura como uma das mais famosas obras de ficção científica já escritas. Faz parte de uma série de romances produzidos no início da carreira de H. G. Wells, um dos pioneiros e mais reconhecidos nomes da literatura fantástica. A história se passa na Inglaterra. O ambicioso cientista Griffin, após desenvolver uma fórmula que o torna invisível, perambula com o rosto coberto por bandagens, intrigando os habitantes de um vilarejo. As pequenas confusões e os acidentes cômicos causados por sua peculiar condição logo revelariam o terror de um homem que perde a própria imagem. Notável pela criatividade, o suspense e as nuances psicológicas, O homem invisível inspirou filmes, livros, quadrinhos, e seduz fãs de ficção científica até os dias atuais. Um clássico do horror e do mistério para quem aprecia a boa literatura e a imaginação científica.



Tieta do Agreste (Jorge Amado)

Fogosa pastora de cabras e namoradora de homens, a adolescente Tieta é surrada pelo pai e expulsa de Santana do Agreste graças à delação de suas aventuras eróticas por parte da irmã mais velha, a pudica e reprimida Perpétua. Um quarto de século depois, rica quarentona, Tieta retorna em triunfo ao vilarejo, no interior da Bahia. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica. Para os parentes e amigos de Agreste, Tieta enriqueceu no sul ao se casar com um industrial e comendador. Mas aos poucos o narrador vai plantando no leitor a dúvida, o descrédito, até revelar a história oculta da protagonista: Tieta se prostituíra e virara cafetina em São Paulo, razão de sua riqueza e de seu trânsito entre os poderosos. Nesse acerto de contas com o passado, ela acaba se envolvendo na acirrada disputa em torno do futuro do lugarejo. Publicado em 1977, o romance foi adaptado com sucesso para a televisão e o cinema. A narrativa descontínua, feita de avanços, recuos e mudanças do ponto de vista, atesta a maturidade literária de Jorge Amado e mantém até hoje o impacto e o frescor.


Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido (Nancy Springer)

Enola Holmes ― irmã do famoso detetive Sherlock Holmes ― descobre no dia de seu aniversário de catorze anos que sua mãe desapareceu. Por conta dessa descoberta, ela embarca em uma viagem a Londres em busca de pistas que indiquem seu paradeiro. Mas nada poderia preparar Enola para o que a espera na cidade grande.

Ao chegar, ela se vê envolvida no sequestro de um jovem marquês. E, no meio de toda a trama, ainda é obrigada a fugir de vilões assassinos e tentar se esquivar de seus astutos irmãos mais velhos ― tudo isso enquanto reúne pistas sobre o estranho desaparecimento de sua mãe.

Porém, nessa busca por sua mãe, ela conta com aliado muito importante: um caderno de mensagens cifradas deixado pela mãe. Ele será seu companheiro em todas as aventuras e confusões em que a astuta Enola irá se meter.

Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido deixa claro que a busca por aquilo que amamos nunca é em vão e os caminhos que devemos percorrer nessa jornada nem sempre serão suaves.


Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (Maya Angelou)

RACISMO. ABUSO. LIBERTAÇÃO. A vida de Marguerite Ann Johnson foi marcada por essas três palavras. A garota negra, criada no sul por sua avó paterna, carregou consigo um enorme fardo que foi aliviado apenas pela literatura e por tudo aquilo que ela pôde lhe trazer: conforto através das palavras. Dessa forma, Maya, como era carinhosamente chamada, escreve para exibir sua voz e libertar-se das grades que foram colocadas em sua vida. As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária, dando voz aos jovens que um dia foram, assim como ela, fadados a uma vida dura e cheia de preconceitos. Com uma escrita poética e poderosa, a obra toca, emociona e transforma profundamente o espírito e o pensamento de quem a lê.



Magisterium: A luva de cobre (Cassandra Clare e Holly Black)

Um universo repleto de intrigas, onde crianças aprimoram seus poderes em uma escola de magia chamada Magisterium, com Mestres que temem a volta do mago mais poderoso, e ambicioso, de todos os tempos, o Inimigo da Morte. Em A luva de cobre, segundo volume da série, o aprendiz de mago Callum Hunt precisa encontrar uma antiga arma mágica roubada da escola. A luva de cobre é capaz de arrancar a magia de uma pessoa e destruí-la completamente. Ao mesmo tempo, ele tem de decidir se conta aos amigos que, dentro dele, vive a alma do Inimigo da Morte, apenas à espera do momento perfeito para retomar sua escalada pelo poder.


A série Magisterium acompanha a história de Callum Hunt e seus anos passados dentro da escola de magia Magisterium, um lugar que sempre foi ensinado a temer e a odiar. Enquanto aprende mais sobre os seus poderes, Call precisa colocar à prova todo o seu conhecimento para sobreviver.

Criado em colaboração pelas fantásticas mentes de Cassandra Clare e Holly Black, as autoras oferecem a você as chaves das portas do Magisterium, um universo mágico e inexplorado. Vistam as suas capas de magos, tomem cuidado para não serem Dominados pelo Caos e boa sorte! O Magisterium lhes oferece as boas-vindas.


Temos disponíveis também os volumes 1, 3 e 4 da série.


A quinta estação (N. K. Jemisin)

É assim que o mundo termina. Pela última vez.

Três coisas terríveis acontecem em um único dia: Essun volta para casa e descobre que seu marido assassinou brutalmente o próprio filho e sequestrou sua filha. Sanze, o poderoso império cujas inovações têm sido o fundamento da civilização por mais de mil anos, colapsa frente à destruição de sua maior cidade pelas mãos de um homem louco e vingativo. E, no coração do único continente, uma grande fenda vermelha foi aberta e expele cinzas capazes de escurecer o céu e apagar o sol por anos. Ou séculos. Mas esta é a Quietude, lugar há muito acostumado à catástrofe, onde os orogenes - aqueles que empunham o poder da terra como uma arma - são mais temidos do que a longa e fria noite.

N. K. Jemisin é uma autora nova iorquina, cujas histórias foram nomeadas diversas vezes aos maiores prêmios de ficção científica e fantasia do mundo, incluindo o Nebula, Locus e World Fantasy Award.

Em 2016, tornou-se a primeira pessoa negra a receber o Hugo na categoria principal por este livro.

Também temos o volume 2 disponível.


Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã (Yuval Harari)

Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.



O som do rugido da onça (Micheliny Verunschk)

Em 1817, Spix e Martius desembarcaram no Brasil com a missão de registrar suas impressões sobre o país. Três anos e 10 mil quilômetros depois, os exploradores voltaram a Munique trazendo consigo não apenas um extenso relato da viagem, mas também um menino e uma menina indígenas, que morreriam pouco tempo depois de chegar em solo europeu.

Em seu quinto romance, Micheliny Verunschk constrói uma poderosa narrativa que deixa de lado a historiografia hegemônica para dar protagonismo às crianças ― batizadas aqui de Iñe-e e Juri ― arrancadas de sua terra natal. Entrelaçando a trama do século XIX ao Brasil contemporâneo, somos apresentados também a Josefa, jovem que reconhece as lacunas de seu passado ao ver a imagem de Iñe-e em uma exposição.

Com uma prosa embebida de lirismo, este é um livro sem paralelos na literatura brasileira ao tratar de temas como memória, colonialismo e pertencimento.

Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”.

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page