O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) conta com os seguintes eventos neste mês:
Exposição 'OSGEMEOS: Nossos segredos'. Após 12 anos, a dupla paulistana OSGEMEOS, formada por Gustavo e Otávio Pandolfo, volta ao museu em uma grande retrospectiva da produção dos artistas. Em meio a quase mil itens, destacam-se as obras “Templo” e “Gigante”, que foram adaptadas especialmente para o espaço da rotunda, além de telas emprestadas de colecionadores. Há ainda projeção de animações e imagens de obras urbanas feitas pelos irmãos. Até 23 de janeiro de 2023.
Exposição 'Fotógrafos italianos - No florescer da fotografia brasileira'. Cerca de 80 registros raros, feitos por nove grandes fotógrafos italianos entre o Segundo Reinado e a Primeira República, compõem a mostra que tem curadoria de Joaquim Marçal de Andrade e Livia Raponi. Até 26 de dezembro.
Exposição 'Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grio'. Com cerca de 266 fotografias, a exposição do consagrado artista carioca Walter Firmo traça um panorama dos mais de setenta anos de sua trajetória. Produzidas desde o início da carreira do fotógrafo, nos anos 1950, até 2021, as imagens retratam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, revelando ritos, festas populares e religiosas, personagens e cenas cotidianas. Firmo é responsável por registros icônicos de grandes nomes da música popular brasileira, também encontrados em um dos segmentos da mostra. Curadoria: Sergio Burgi e Janaína Damaceno. Até 27 de março de 2023.
Intervenção 'Vestígios Urbanos'. A ativação artística promove um diálogo entre títulos que trazem o protagonismo da geografia urbana da cidade do Rio de Janeiro. Tendo o grafite como representação do cotidiano que habitam, os artistas produziram a intervenção em busca de trazer narradores urbanos para desenhar um mapa de referências dos livros do acervo do CCBB. O percurso da ativação, na Biblioteca (5º andar), passa por histórias fictícias, poesias, biografias, discursos e também registros artísticos.
Peça 'Clarice e Nelson - Um recorte autobiográfico a partir de entrevistas'. Com texto de Rafael Primot e Franz Keppler, direção de Helena Varvaki e Manoel Prazeres, e elenco com Carol Cezar e Marcos França, "Clarice e Nelson" traz um ator e uma atriz no desafio de criar uma história unindo dois personagens, ícones da literatura brasileira: Clarice Lispector e Nelson Rodrigues. Por meio das entrevistas públicas e reais de ambos, costuradas ao processo de criação do próprio espetáculo, desvelam-se os caminhos tortuosos, pessoais e enigmáticos da criação na arte. Um acontecimento mais do que esperado por todos: o inusitado encontro de Clarice e Nelson no palco. Sessões de 15 a 18/12, sempre às 19h30, exceto no domingo, quando começa às 18h. Meia-entrada: 15 reais. Classificação: 14 anos. Ingressos aqui.
Peça '12 anos ou a memória da queda'. Inspirada no livro 12 Anos de Escravidão, de Solomon Northup, a peça traz à tona uma temática pulsante dos dias atuais: a escravização de corpos negros. Na trama, a trajetória de Solomon, um homem negro que, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, é sequestrado e escravizado por 12 anos. Até 16/12. Sessões às 19h30 de quarta a sábado; domingo às 18h. Meia-entrada: 15 reais. Classificação: 12 anos. Ingressos aqui.
Peça 'Suspeitos'. Texto inédito de Denise Crispun conta a história do misterioso sumiço da obra de arte “A Megera Indomável”, que desaparece logo após um seguro milionário feito pelo próprio pintor do quadro. Enquanto uma cópia da tela é colocada no lugar da original, dois detetives atrapalhados são contratados para solucionar o caso, mas sempre se deparam com pistas falsas. Cheia de suspense, Suspeitos pretende aproximar a família, como uma história a ser lida de noite pelos pais para os filhos. Uma obra para ver em companhia e papear depois. Até 18/12. Sessões às 16h. Meia-entrada: 15 reais. Classificação: livre. Ingressos aqui.
O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro. Funciona segunda, de 9h às 21h. Quarta a sábado, de 9h às 21h. Domingo, de 9h às 20h. Entrada gratuita.
Comments