Programação do Centro Cultural dos Correios em dezembro/2022
- bibcentro
- 7 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

O Centro Cultural dos Correios tem as seguintes exposições neste mês:
'Arte Alerta VI'. Nesta sexta edição do Arte Alerta, 16 artistas que integram o Atelier Baluarte com a direção de Luiz Badia, do Rio de Janeiro, exibirão suas pinturas com diferentes mensagens sobre a sensível questão de preservação do entorno, questionando a postura da humanidade em relação à Natureza e à Vida. Além das pinturas, serão oferecidas ações de arte-educação, procurando inserir o público na mostra, convidando-os a produzir arte e a interagir a partir de trabalhos manuais orientados pelos monitores. Também será exibido um videoarte sobre a natureza chamado “Alma da Mata”, assinado pelo curador Luiz Badia. O projeto se diferencia nesse aspecto da comunicação e interação com o público, principalmente com as crianças, já que é delas que deve surgir um novo pensamento sobre a convivência entre o ser humano e a natureza. Até 28 de janeiro de 2023.
'O amargo do Açúcar'. Roulien Boechat apresenta a exposição "O Amargo do Açúcar", onde traz personagens dos cabarés e bares luxuosos do Recôncavo Baiano dos senhores de engenho, pintados pelo artista no escuro, utilizando a luminotécnica. Até 28 de janeiro de 2023.
'Passagem'. A artista visual Liliane Braga apresenta a exposição PASSAGEM, que traz as marcas de um “lugar vivido” durante o período da pandemia, quando se mudou para Lumiar. O projeto nasceu do desejo da artista de viver junto à natureza, com registros que permitem ao observador sentir a transformação do espaço geográfico quando investido de afetos e construído pelas experiências - tanto físicas, mentais, como sensoriais - através de imagens, monotipias em papel algodão e uma montagem de barro, folhas e gravetos no chão. Nas palavras de Yi-Fu Tuan, um renomado geógrafo sino-americano, ela se propôs a vivenciar “o lugar numa perspectiva experiencial”. Até 28 de janeiro de 2023.
'Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922'. Em Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, 13 artistas contemporâneos prestam homenagem, com sua arte impressa em banners, aos artistas modernistas da semana de 22. A Semana de Arte Moderna apresentou-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira em prol de um espírito novo e moderno, opondo-se à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. Até 28 de janeiro de 2023.
'Brasília Arquetípica'. A artista plástica Naura Timm apresenta a exposição "Brasília Arquetípica", trazendo obras que se baseiam em arquétipos - ideias como modelos originários de todas as coisas existentes -, tomando como base o recorte histórico de Brasília. As peças mostram arquétipos que representam o instinto percebido pelos sentidos e com personalidade própria. Até 28 de janeiro de 2023.
O Centro Cultural dos Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro. Funciona de terça a sábado, das 12h às 19h. Entrada gratuita.
Kommentarer