top of page

Programação do CCBB em março/2024



O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é uma boa opção de passeio cultural no Centro e está com a agenda de março repleta de exposições, peças e filmes. Seu horário de funcionamento é das 9h às 21h, exceto às terças, quando não abre, e aos domingos, quando fecha às 20h. O prédio fica na Rua Primeiro de Março, 66, e boa parte de sua programação é gratuita e livre para todas as idades – indicaremos no texto quando não for.

Confira o que vai rolar por lá esse mês:


Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak

28/02/24 a 27/05/24 - 1º andar


A mostra apresenta 160 fotografias no Brasil do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, que realizou 5 viagens com o líder ambientalista Ailton Krenak – também curador dessa exposição – pelo território amazônico entre 1993 e 1998. Há registros das nações indígenas Yanomami, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e Ashaninka.


Mundo Zira

06/03/24 a 13/05/24 - 4º andar


Pensada para pessoas de todas as idades, a mostra permite conexão direta com o mundo criativo de Ziraldo e os visitantes são convidados a cocriar e individualizar sua arte, adicionando um toque particular às composições digitais. Homenageando a trajetória do quadrinista, multiartista e escritor, que desde os anos 1960 vem criando personagens icônicos que atravessam gerações, a exposição apresenta novidades exclusivas em relação ao projeto original: um mini estúdio, onde o público tem a chance de se ver dentro dos desenhos do cartunista, e um caça-palavras cromático que propõe uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela sua literatura.


BIENALSUR – Signos da Paisagem

20/03/24 a 13/05/24 - 2º andar


BIENALSUR ocorre em 28 países e mais de 70 cidades ao redor do mundo nos cinco continentes, o que a faz o evento cultural mais extenso do planeta. Fiel ao objetivo de ser uma bienal diferente – descentralizada, democrática, horizontal e humanista, que aborda os temas do mundo de hoje – ela reivindica o direito à cultura e à diversidade, com exposições e ações focadas em questões ambientais, perspectiva de gênero, construção de narrativas e democracia. Veja os olhares de artistas de diferentes origens sobre o impacto que as ações humanas vêm promovendo no planeta.


Makeda – a Rainha da Arábia Feliz

02/03/24 a 12/05/24 - Teatro II - Sábados e domingos, 15h. Meia entrada: 15 reais


Era uma vez uma africana princesa, que do seu trisavô era aprendiz. Por ele educada para uma grande rainha se tornar, dentro de uma pequena tenda ela aprenderia uma grande lição: que por entre universos imaginários conseguiria viajar, se usasse o seu incrível poder de imaginação. Deixado de presente para a pequena Makeda, um velho pergaminho de portal servirá, para lhe apresentar a sua ancestral realeza, vivendo grandes aventuras no Reino Peninsular.

Duração: 60 minutos


Claustrofobia

07/03/24 a 14/04/24 - Teatro III - De quinta a sábado, às 19h. Domingo, às 18h. Meia entrada: 15 reais. Classificação: 16 anos


Transitando entre a estranheza e o humor, o espetáculo expõe o isolamento e a alienação da vida urbana atual, através de três histórias entrelaçadas: num prédio empresarial de uma metrópole brasileira, um ascensorista, uma executiva e um porteiro criam um microcosmo das relações humanas e sociais do nosso país. Desdobrando-se entre os três personagens, o ator ilustra a realidade com um humor ácido, característico da dramaturgia de Rogério Corrêa. O trio está comprimido entre o elevador e a portaria de um prédio de escritórios. Imigrante do interior do Brasil, Marcelino é tímido, introvertido e trabalha como ascensorista para mandar  dinheiro para casa. Ele passa seus dias enclausurado, descendo e subindo, dentro de uma caixa metálica. Stella é uma executiva ambiciosa, uma espécie de coach de si mesma, que está começando em um novo emprego. O porteiro Webberson controla tudo da portaria, até mesmo a música que toca no elevador. Ele sonha em ser policial e ter em mãos uma arma que lhe traga poder.

Duração: 60 minutos


Mãe Baiana

08/03/24 a 31/03/24 - Teatro II - De quinta a sábado, às 19h. Domingo, 18h. Meia entrada: 15 reais. Classificação: 12 anos


O espetáculo “Mãe Baiana” trata da relação de uma avó e de uma neta que têm de lidar com o luto. A perda faz com que essas duas mulheres tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidas, mergulhem em suas lembranças, descobertas, afetos e traz à tona suas divergências e atravessamentos.  A peça tem como pano de fundo a ancestralidade e trata da morte segundo a tradição nagô, onde as memórias afetivas são o fortalecimento necessário para que elas sejam continuidade. Em “Mãe Baiana”, passado e presente se misturam aos altos e baixos de uma convivência desgastada pelo conflito geracional, mas estruturada no amor e no desejo de reconstruírem o vínculo que tinham. É o encontro do ontem e do amanhã com um olhar sem preconceitos. O espetáculo acompanha a reconexão de avó e neta que vão deixando pelo caminho suas dores e fortalecendo seus laços em uma relação que transcende a ideia do fim. 

Duração: 50 minutos



6 visualizações0 comentário
bottom of page